O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) promove, a partir das 8h30min  de amanhã (27/04), em seu auditório, o 1º Seminário sobre Recarga Hídrica do Lençol Freático de Goiânia: Propostas e Soluções. O evento tem o objetivo de mostrar a atual situação da drenagem urbana em Goiânia, evidenciando a necessidade de um Plano Diretor para a região; apresentar o projeto de um poço padrão para infiltração de águas pluviais em pequenos lotes; e colocar ao alcance dos profissionais os dados do nível do lençol freático, dos tipos de terreno e da permeabilidade que permitirão a elaboração de projetos de poços de infiltração nas diferentes regiões do município. Mais de 130 profissionais e estudantes das áreas das engenharias devem participar do evento.

O seminário contará com as seguintes palestras: “Plano Diretor da Região Metropolitana de Goiânia”, a ser ministrada pela Arq. Urb. Celene Barreira; “Plano Diretor de Drenagem da Bacia do Anicuns”, que será ministrada pelo Eng. Civ. Walace Heron Martins; “Situação Atual da Drenagem Pluvial em Goiânia”, pelo Eng. Civ. Alexandre Garcês de Araújo; “Passivo Ambiental Existente”, pelo Eng. Civ. Everton Schmaltz; “Projeto de Poço de Infiltração”, pela Eng. Civ. Eufrosina Leão; “Disponibilização de Informações Georreferenciadas”, a ser ministrada pelo líder da Área Técnica do Crea-GO, Eng. Civ. Eliel Oliveira; e “Projeto de Lei do Fundo Municipal de Drenagem”, que será ministrada pelo presidente do Conselho, Eng. Francisco Almeida. Ao final do evento será apresentada a minuta de um Projeto de Lei que cria uma taxa pela utilização da infraestrutura de drenagem urbana, sendo as receitas oriundas desta fonte integralmente aplicadas na rede pluvial dos municípios que a aprovarem.

 

Convidados – Diversas autoridades estão convidadas a participar do Seminário, entre elas, o prefeito de Goiânia, Iris Resende; o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Agenor Mariano; o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Fernando Cozzetti; o superintendente de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Marcelo Safadi; o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Gilberto Martins Neto; o presidente da Agência Municipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ARG), Paulo César Pereira; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), promotora de Justiça Andreia Zanon; vereadores de Goiânia e outros.